Sobre Votorantim

cidade de Votorantim

O território do atual de Votorantim começou a ser explorado e povoado em meados do século XVII, quando o primeiro habitante do lugar, Pascoal Moreira Cabral, parente do fundador de Sorocaba, Baltasar Fernandes, instalou-se na localidade conhecida como Itapeva, hoje sede da Fazenda de São Francisco.

Inicia-se na história do município uma fase agrícola que se utilizaria da mão de obra de índios escravizados.

Votorantim foi um distrito da cidade paulista de Sorocaba. Muitas pessoas pensam e criticam que Sorocaba "vendeu" o seu distrito ao Grupo Votorantim, que pretendia fazer do antigo distrito de Sorocaba um polo econômico relevante no estado de São Paulo. O plano estratégico não deu certo e com a exploração atingindo profundidades cada vez maiores, e, com isso, encarecendo a produção, o Grupo Votorantim decidiu transferir os trabalhos para outras áreas, próximas a Cidade de Votorantim.

A Represa de Itupararanga

Abastecendo Votorantim, Sorocaba e Região, além da Fabrica CBA em Alumínio, Itupararanga é uma grande represa situada em grande parte no município de Votorantim, também muito desfrutada de seus recursos para fins de lazer. Trata-se do mais importante manancial de água de excelente qualidade para a Região de Sorocaba, hoje está compreendida na Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga.
Correção: A Represa de Itupararanga não abastece a CBA. A Represa atende a CBA como usina hidrelétrica para geração de energia que corresponde a cerca de 2% do consumo total da Fábrica.

Geologia

A maior parte da Cidade de Votorantim situa-se sobre rochas cristalinas de idade Neoproterozóica, principalmente rochas ígneas/magmáticas granitos (Maciço de Sorocaba e Maciço de São Francisco, sobre o primeiro situa-se a maior parte da área urbana do município e ambos maciços são atravessados pelo Rio Sorocaba). Esses corpos graníticos são responsáveis pelo movimentado relevo da região, devido sua resistência à erosão.

Rochas metamórficas de idade Neoproterozóico (filitos, metarenitos, metacalcários e quartzitos) constituem parte dos metassedimentos marinhos do Grupo São Roque, cuja direção estrutural é ENE-WSW. Rochas sedimentares de idade permo-carbonífera do Grupo Itararé (Bacia do Paraná) ocorrem em restritas áreas na porção noroeste do município.

Entre os recursos minerais destaca-se a exploração de calcário para cimento, em Santa Helena, onde situa-se a maior mina subterrânea de calcário da América Latina.

Economia

O setor industrial é a sua mais expressiva fonte de renda (tecidos, papel, papelão, celulose, cal, embalagem, equipamentos variados, inclusive eletrônicos e, de modo especial, o cimento Votoran).

Votorantim vive ainda do cultivo de variados produtos agrícolas, sobretudo hortifrutigranjeiros. Possui ainda gado de corte e leiteiro, aves e outros animais. O seu comércio apresenta-se expressivamente ativo e variado, atendendo satisfatoriamente as necessidades da população.

A capital do cimento

Votorantim é considerada nos dias atuais como a capital do cimento pois grande parte (quase toda) de sua economia vem diretamente da venda de cimento para muitos estados do Brasil.

Aqui vale um adendo: Realmente, o município já foi considerado a "Capital do Cimento", pois, no estado, era a que mais contribuía para a extração e beneficiamento desse produto até o século passado. Porém, com a exploração atingindo profundidades cada vez maiores, e, com isso, encarecendo a produção, o Grupo Votorantim decidiu transferir os trabalhos para outra área, no município de Salto de Pirapora, vizinho ao município de Votorantim, instalando a Fábrica de Cimento Santa Rita.

Com isso, desde o final da década de 1990 e início de 2000, o município assistiu à desativação gradativa do parque industrial da então "Fábrica de Cimento Votoran", no bairro de Santa Helena. Atualmente, apenas parte do setor administrativo ainda funciona no local e a exploração diminuiu sensivelmente, pois o custo - em grandes profundidades - é muito alto e inviabiliza os trabalhos.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Votorantim.

Blog do Guia da Cidade de Votorantim

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Votorantim por e-mail
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Alumínio, Sorocaba, Salto de Pirapora, Ibiúna e Piedade

Dados Principais sobre a Cidade de Votorantim

Aniversário: 8 de Dezembro
Fundação :
1963
Gentílico:
votorantinense
Área:
183,998 Km²
População
108.872 hab. (2010)
IDH 0,814 - elevado
Prefeitura Votorantim

Brasão de Votorantim
Brasão de Votorantim

Bandeira de Votorantim
Bandeira de Votorantim

Vídeo sobre a cidade de Votorantim
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Votorantim

Mapa Votorantim - Ver outros: Mapa Bairros de São Paulo

 

Moradores ilustres de Votorantim

 

   

  Sobre o EncontraVotorantim
Fale com EncontraVotorantim
Anuncie no EncontraVotorantim
Cadastre sua Empresa no EncontraVotorantim (grátis)


Termos EncontraVotorantim | Privacidade EncontraVotorantim


Bandeira de Votorantim